Minha lista de blogs

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Europa comete agressão a Bolívia e a toda América Latina





Evo Morales diz que retenção de seu avião é "uma agressão à América Latina"





O presidente da Bolívia, Evo Morales, definiu nesta quarta-feira como uma "agressão à América Latina" e "um sequestro" a retenção de seu avião presidencial em Viena durante 13 horas devido às suspeitas de que Edward Snowden estaria a bordo da aeronave.

"Isto é um pretexto para me amedrontar, para me intimidar. Um pretexto para tentar nos silenciar na luta contra as políticas econômicas de dominação", declarou Morales. O líder boliviano lamentou que vários países europeus - Itália, França, Portugal e Espanha - tenham impedido que seu avião sobrevoasse seus territórios, algo que qualificou como um "erro histórico".

"Só quero dizer a alguns países europeus que se libertem do império americano, já não estamos no tempo das colônias", criticou. "Isto não é uma provocação a Evo Morales, mas à Bolívia e a toda América Latina. É uma agressão à América Latina feita por alguns países europeus", afirmou.

O líder boliviano afirmou que ao voltar a La Paz serão analisadas medidas a serem tomadas em função da situação criada. "Juridicamente estudaremos que ações podemos tomar para que exista mais respeito", explicou. Morales disse ainda que os países que impediram seu voo deverão dar explicações à opinião pública.

"Nenhum país explicou nada, tudo o que diziam era que era por razões técnicas", criticou. "Lamento muito que a Espanha tenha controlado o avião. Não sou nenhum delinquente para que me controlem o avião", disse Morales sobre as sugestões feitas pelo embaixador espanhol em Viena, Alberto Carnero, que pediu para entrar na aeronave.



Fonte: Agencia EFE

Imagens: Google


------------------------------------------------------------


Um avião presidencial tem, à luz do direito internacional o mesmo estatuto que uma embaixada, são "território" desse país e inexpugnável por terceiros.







5 comentários:

Octopus disse...

Burgos,

De facto é inimaginável.

Lamento que Portugal tenho tomado esta posição. Estamos nas mãos dos USA, isso já sabíamos, mas podiam disfarçar.

Um grande abraço

Octopus disse...

Só queria acrescentar que a não permissão de sobrevoar um país só é aplicada em condições excepcionais, ainda mais quando estão em causa questões de segurança para um determinado voo.

Mais ainda, um avião presidencial tem, à luz do direito internacional o mesmo estatuto que uma embaixada, são "território" desse país e inexpugnável por terceiros.

Neste caso foram cometido duas ilegalidades constantes do direito internacional.

Espero que este caso siga as instâncias internacionais na sua denuncia.

BURGOS disse...

Octopus

Como eu disse a Fada, a atitude da Europa foi ESCANDALOSAMENTE subserviente ao F....da P... Barack Obama.

E como você bem diz: um avião presidencial tem, à luz do direito internacional o mesmo estatuto que uma embaixada, são "território" desse país e inexpugnável por terceiros.

Tomo a liberdade de colocar estas suas palavras no post.

Um grande abraço meu amigo

Octopus disse...

Burgos,

Agora bem se começa a para que serviu esse tal arrependido (Snowden) enviado pelos Estados Unidos para nos revelar o que todos já sabíamos (que estamos constantemente a ser vigiados).

Serve para não só nos fazer aceitar essa vigilância, como a fazer perceber que quem infringe o status quo será castigado e que os "suspeitos" de colaborarem serão alvo de toda a espécie e feitio de sanções. Mesmo que para isso se ultrapasse o direito internacional, que verdade seja dita só serve para castigar alguns: veja-se o caso palestiniano.

Claro que tenho a consciência que muitas desculpas vão ser inventada, como sempre, mas que fique bem claro para os mais desatentos que é inadmissível, em todos os planos, o que se passou.

Um grande abraço, meu querido amigo.

BURGOS disse...

Octopus

Você está com toda a certeza, e as desculpas que inventarem jamais apagarão a imagem desses governos da Europa que foram descaradamente subservientes a Obama, isso só faz com que mais pessoas acordem e se vão tornando conscientes da verdade, existe um ditado bem certo para isso: "Não há mal que sempre dure, nem bem que nunca se acabe".


Um grande abraço meu amigo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...