Minha lista de blogs

sexta-feira, 4 de abril de 2014

CASA BRANCA ESTÁ POR TRÁS DO CHOQUE ESPECULATIVO DA STANDART AND POOR’S CONTRA O GOVERNO DILMA




Choque Dilma-Obama produziu ação da S&P

Cesar Fonseca

O que se pode deduzir das palavras bastante diplomáticas proferidas pelo consultor e jornalista Paulo Sotero, diretor do Brazil Institute of the Woodrow Wilson International Center for Scholars, na Comissão de Relações Exteriores do Senado, na quinta feira, 04, é que, como diria o Barão de Itararé, há muita coisa no ar além dos aviões de carreira. 

Sotero, ex-correspondente do jornal O Estado de São Paulo, em Washington, um especialista formado em história, pela USP, profissional experimentado, destacou que são grandes as insatisfações da comunidade econômica e financeira americana com a situação criada pela suspensão da visita da presidenta Dilma Rousseff aos Estados Unidos, no segundo semestre do ano passado, devido ao episódio Snowden. 

A espionagem americana, da NSC, bisbilhotou a vida da titular do Planalto, assim como a de diversos outros mandatários pelo mundo afora, e teve o troco inusitado na reação dilmista, que serviu de base para o comportamento geral dos líderes políticos, de reagiram para além dos métodos sofisticados da diplomacia. 

Ângela Merkel, líder alemã, chiou. 
Francois Hollandé, lider francês, idem. 
A comunidade europeia reagiu forte. 

Dilma, na verdade, fez escola. Marcou ponto político importante, sendo a primeira a mostrar-se enérgica com os métodos fascistas de Tio Sam, na área da inteligência. A ONU vocalizou favoravelmente a atitude da presidenta brasileira. Não, apenas, suspendeu a visita oficial que faria a Obama, quando estava previsto lançamento de marco importante nas relações dos dois países, colocando elas num novo patamar de prioridades, de acordo com os mais altos interesses norte-americanos, no continente sul-americano, tendo o Brasil como alavanca continental, na linha de torná-lo ponto de equilíbrio em meio às tensões políticas nacionalistas que se ampliaram na América do Sul, nos últimos dez anos etc. 

O que deixou a Casa Branca abalada foi que logo após a suspensão da visita, Dilma anunciou a compra de aviões da Suécia, deixando virar fumaça as esperanças dos americanos de se tornarem clientes do Brasil, nessa área. Daí em diante azedou tudo. 

Os empresários americanos, afirmou Sotero, perderam negócios da ordem de 6 bilhões de dólares, no Brasil, desde a decisão dilmista. Os canais de entendimento comercial, embora independam, muitas vezes, das relações político-diplomáticas, relacionando-se, quase sempre, nas vantagens das ofertas e demandas dos compradores e vendedores, tiveram seus fluxos, relativamente, abalados. 

No ano passado, destacou Sotero, os americanos movimentaram, no Brasil, 135 bilhões de dólares, entre aplicações, investimentos etc. A balança comercial pendeu favoravelmente  para os americanos em 7 bilhões de dólares. Sendo os gringos adeptos, antes de tudo, da diplomacia comercial – o negócio dos Estados Unidos são os negócios, já disse alguém -, certamente, pressionaram Obama. 

O presidente americano, sob pressão, resolveu, da boca para fora, trabalhar diferente na área da inteligência, especialmente, com os aliados, dizendo que iria fazer e desfazer equívocos, como se isso fosse para valer. As tentativas de reaproximação diplomática estão em curso e os negócios avançam, mas cheios de constrangimentos de lado a lado, porque a soberba e a arrogância do império americano o impediram de atender o pedido de desculpas solicitado pelo governo brasileiro.

O bate-boca, claro, vai continuar. Mas, Sotero, no meio da sua argumentação, disse que, depois do choque Dilma-Obama, começou a engrossar uma onda contra a economia brasileira, ganhando força o que o mercado financeiro diz, sem parar, ou seja, que a confiança dele, no governo Dilma, estava perdendo força

No rastro dessa ação, nitidamente, especulativa, o desgaste aumentou, por força, principalmente, da grande mídia, que compra, a preços super-faturados, as razões do mercado especulador, transformando no samba de uma nota só.  Sotero, muito sutilmente, admitiu não descartar que o rebaixamento da nota de crédito da dívida brasileira, pela Standart and Poor’ , colocando o governo Dilma mal na cena internacional, não estaria desvinculada desse movimento de descrédito intensificado, depois que Dilma deu um chega prá lá em Obama por conta dos casos de espionagem. 

Essa possibilidade está no ar, especialmente, quando se pode ver e sentir o tipo de ação que o governo americano, por meio da sua diplomacia comercial, promoveu contra o governo brasileiro, em 1964, cujas metas eram reformas políticas e econômicas  que ampliavam o poder político das maiorias e o fortalecimento da economia, tornando-a sustentável. Materializadas, causariam incômodos à economia dos Estados Unidos. 

O nacionalismo dilmista-lulista guarda relação com o nacionalismo janguista-varguista, de apostar nas riquezas nacionais, no mercado interno, na valorização dos salários, na proteção das empresas brasileiras, no fortalecimento de programas sociais etc, ou seja, tudo que incomoda os Estados Unidos. JK-65, isto é, a campanha eleitoral, já estava na rua, às vésperas do golpe militar, e a dinâmica da campanha juscelinista ancoravam-se no prosseguimento do desenvolvimentismo nacionalista. A aposta era a de uma nova agricultura, para ampliar a integração econômica nacional, ampliando o mercado interno e buscando conquistar o mercado internacional, onde os produtos agrícolas americanos davam as cartas. 

Mesmo Carlos Lacerda, que jogou pelo golpe-64, já em 1966, partiria para a formação da Frente Ampla, com Jango e JK, no exílio, levantando o argumento semelhante ao que Lula brandiria, na crise de 2007/08, ou seja, o da necessidade de o Brasil apostar nas suas próprias forças, na valorização dos salários e do mercado interno, para promover o desenvolvimento sustentável. 

Esse discurso, que ganhou sonoridade extraordinária na América do Sul, nas duas últimas décadas, com emergência de governos nacionalistas, foi o que levou Washington a financiar, nos anos 1960-70,  golpes políticos e militares, nos rastros dos quais foram preparadas estradas para os interesses econômicos americanos transitarem sem serem incomodados pela opinião pública, barrada pela repressão política policial tenebrosa.    

Repetindo, portanto, o Barão de Itararé, por trás da avalanche de acusações ao governo Dilma, os fatos latentes demonstram ser muito mais relevantes do que os meramente aparentes, manipulados pela grande mídia, porta-voz dos argumentos dos especuladores, no ambiente da financeirização econômica especulativa que tomou conta da economia global, abalada pela bancarrota americana e europeia. 

Dilma, sim, virou pedra no sapato de Obama, de Washington, dos falcões do Pentágono, do mercado financeiro especulativo, que, mesmo dispondo de um juro mais alto do mundo, não se mostra satisfeito, querendo mais, agora, a cabeça dela, com medo de que, num eventual segundo mandato, se transforme num Hugo Chavez de saia. 

O jogo é parar a economia brasileira, que, no entanto, cresce, embora, pouco, mas cresce, enquanto as economias ricas, como demonstrou o relatório do FMI, nessa semana, estão ameaçadas de morte pela escalada da deflação. 

O Brasil incomoda por que vai bem, obrigado, num mundo em crise. 

Ninguém chuta cachorro morto.


Fonte: Independência Sul Americana
Imagem: Google


Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Burgos a imagem vale por mil palavras. Só para explicar quem é Obama? Ou, quem era Obama que veio ao Brasil para daqui autorizar o ataque "democrático" à Líbia. Quem é esse Obama que insiste em desestabilizar a Venezuela, que insiste em querer negar aos outros povos que discordam de si, o direito onipotente de usar a força dos seus dólares podres (literalmente).

Que empresas de merda são essas (standard and poors) que pensam que são? Que nota dão aos EEUU? Um país falido financeiramente, moralmente e culturalmente. É claro os EEUU são um mero arremedo, não existem enquanto nação, pois foram completamente dominados pela ideologia SIONISTA.

Assim como a Venezuela é anti-SIONISTA a Argentina e o Brasil serão os próximos a sofrer a carga da propaganda midiática da mídia ordinária. O maior mal que um país pode fazer é ser de direita ou de esquerda que aliás é o ideário judáico-SIONISTA.

Não queremos Estado máximo,(fascismo) não queremos o Estado mínimo,(liberalismo) mas o maior mal que pode se pode fazer (ao sistema vigente) é ser o Estado necessário. E para ser necessário é preciso ser nacionalista, e isso incomoda.

O Estado Supranacional da economia dos senhores donos do mundo, e que todo mundo sabe, são muitas corporações SIONISTAS, vivem aviltando a milênios e sugando o sangue dos gentios. Todo mundo fala, todo mundo diz os problemas do mundo, a violência, as guerras, mas ninguém fala que tudo isso é por causa dos JUROS da maldita matemática JUDÁICA que cria a miséria, que cria a riqueza (para eles) a partir do NADA. E quando digo a partir do NADA quero dizer que o Trabalho o esforço intelectual, o esforço físico criam a possibilidade dos "eleitos" usufruirem indefinidamente do trabalho alheio apenas e simplesmente com elucubrações matemáticas que só existem na VIRTUALIDADE, isso é não existem de fato no mundo fático.Isso posto, segundo a Kabala Judáica eles vivem o momento (o aqui e agora) e dele procuram tirar todo o proveito imaginável, para eles não existe um "futuro" segundo as concepções gentias que fica a imaginar um ÉDEN CRISTÃO para mais adiante.

E o que tudo isso tem a ver com a matéria postada? Tudo.

Tibiriçá



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...