Minha lista de blogs

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Itaipu: Impossível o Paraguai cumprir ameaça contra o Brasil

 

 "O governo paraguaio está totalmente impossibilitado de cumprir as ameaças feitas ao Brasil de redução das vendas de energia proveniente da binacional hidroelétrica de Itaipu", afirmou o secretário geral da Frente Guasú e parlamentar do Mercosul, Ricardo Canese. 

Federico Franco
As reiteradas propostas feitas por Federico Franco, que ocupou a presidência do Paraguai, após a destituição de Fernando Lugo, receberam respostas técnicas e políticas, tanto nacionais como do vizinho gigante.

Segundo acordos vigentes, cada um dos dois países tem acesso a 50% da energia gerada e o que o Paraguai não consume, só pode ser vendido para o Brasil.


Ricardo Canese
 O secretário-geral da Frente Guasú, agrupamento de partidos e organizações de esquerda no Paraguai, Ricardo Canese, destacou que, ainda que Franco o quisesse como resposta à suspensão de Paraguai no Mercado Comum do Sul (Mercosul), a carência no país de linhas de transmissão e distribuição o faz impossível.

No ano que fica para a tomada de posse do novo governo que será eleito pelos paraguaios em abril de 2013, seria impossível a realização dessa série de obras para permitir quintuplicar a atual capacidade disponível do sistema elétrico, além da inexistência dos fundos para isso.

Canese denunciou que depois das ameaças de Franco, tendentes a tratar de maximizar um sentimento nacionalista por motivos políticos, está na realidade a intenção de entregar para as grandes multinacionais de energia correspondente ao Paraguai, começando pela canadense Rio Tinto Alcay.

Este gigante de produção de alumínio pretende obter seis vezes mais que o total consumido pelo resto da indústria paraguaia e em forma subsidiada pelo Estado durante 40 anos.


Marco Aurélio García
Por outro lado, o assessor de Relações Internacionais do governo brasileiro, Marco Aurélio García, recordou que a linha de transmissão de 500 quilowatts que se constrói de Itaipú para Assunção e que Franco alega utilizar para esses planos, é financiada pelo Mercosul.

García falou que, em 2009, triplicou o pagamento do Brasil ao Paraguai pela energia que a nação guarani lhe fornece por exceder seu consumo e acrescentou que Brasília não pensa fazer novos aumentos.

Todas estas propostas parecem confirmar que Franco tem por adiante numerosos obstáculos impossíveis de serem cumpridos com a lei que enviará ao Congresso para reduzir a venda de energia ao Brasil e Argentina, fixada por nos tratados binacionais subscritos.

 



Fonte: Prensa Latina, Vermelho

8 comentários:

Fada do bosque disse...

Olá Burgos, Amiguinho querido!

Que bom que é saber que já recuperou e se encontra pronto para a luta! :)

Fico muito contente por isso!

Força aí na defesa da América do Sul dos famigerados e vorazes capitalistas!

Força aí, que a Europa já era. Não deixem que vos façam o mesmo.

Abraços.

voz a 0 db disse...

Só passei para escrever que estou a abanar a cauda de tão feliz que estou por ver o regresso do melhor Cãogrino da WWW e arredores!!!

Festinhas e Beijinhos

BURGOS disse...

Fada

Já me recuperei, o susto foi grande, hehehehe.


Um grande abraço minha amiga

BURGOS disse...

Voz

Meu amigo querido, fico feliz em voltar e reencontrar meus amigos.

Um grande abraço

walner disse...

Pronto para novas ordens meu comandante!!

Burgos, meu amigo canino, feliz em te ver atuante novamente e, principalmente, saber que estás bem, pronto pra novas batalhas. Eu estava certo ao afirmar que você não iria se entregar aos deleites dos cafunés, dos biscoitinhos, e dos saborosos ossinhos. Se bem que mereças à todos, mas é que aprendi a conhecer bem o meu comandante. Também sei bem a qualidade de donos que você tem. Agora é canivete bem lubrificado e de tocaia a espera dos Drones.

Felicidades.

BURGOS disse...

Oficial Walner

Estou de volta, a todo o vapor, não vai ser dois Pitbulls que me tirarão dessa guerra contra a mentira da mídia.

Já estou com meu canivete atômico afiado, não vai ter pitbull que me segure agora!!!

Vamos a luta meu companheiro!

Um grande abraço a você e sua família

BURGOS disse...

Walner

Mandei um email para ti, veja lá!

Abraços

walner disse...

Sentido! Meu comandante, não recebi nenhuma vírgula sobre minha nova missão. Salvo se veio em tinta invisível contra espionagem. Já é pra colocar as bombas amarradas ao corpo, ou aguardo melhores conjunções astrais? Talvez quando Marte estiver na casa de vírgem. No aguardo de novas instruções.

Abraç..., ham ham, quero dizer, as ordens senhor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...