Minha lista de blogs

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Agredida pelo Jornal Nacional, Dilma se defende

Com posturas até então desconhecidas do grande público, os apresentadores William Bonner e Patrícia Poeta deixaram a elegância de lado e partiram para o ataque sobre a presidente Dilma Rousseff, na entrevista ao Jornal Nacional concedida no Palácio da Alvorada, em Brasília, nesta segunda-feira 18. Ambos estavam vestido de preto, indicando luto pela morte do ex-governador Eduardo Campos, cujo último compromisso eleitoral foi a entrevista da quarta-feira 13. Eles não dirigiram nenhuma pergunta sobre o fato à presidente.
 
Bonner parecia o mais irritado, mas Patrícia não quis ficar atrás. Ela chegou a apontar, em riste, o dedo para a face próxima da presidente, insistindo que o governo dela e do ex-presidente Lula não fizeram "nada" na área da saúde. A presidente conseguiu dizer, entre interrupções da entrevistadora, que hoje, ao contrário do passado, o atendimento de saúde pública atinge 50 milhões de brasileiros.

No início da entrevista, Bonner perguntou, por mais de um minuto, sobre "corrupção e mal feitos", citando uma série de ministérios e também a Petrobras.

- Qual a dificuldade de formar uma equipe de governo com gente honesta?, questionou ele, mais ao estilo botequim de esquina do que o que emprega normalmente, todos os dias, à exceção dos domingos, na bancada do JN. O jogo de apertar a presidente ficou claro desde o primeiro momento.

A própria Dilma percebeu e não se intimidou com a postura da dupla. Procurou responder a todas as perguntas e manter a calma, mas não dando as respostas que Bonner e Patrícia esperavam. Dillma tinha argumentos na ponta da lingua.

- Fomos o governo que  mais estruturou o combate à corrupção e aos mal feitos, respondeu Dilma. "

- Nenhum procurador geral da República foi chamado no meu governo de engavetador geral da República", acrescentou, numa referência nada sutil a Geraldo Brindeiro, dos tempos do governo Fernando Henrique.

BONNER NUNCA FIZERA PERGUNTAS TÃO LONGAS E EM TOM TÃO DURO

O âncora do Jornal Nacional insistiu no tema da corrupção, usando cada vez mais ênfase sobre a presidente:

- Um grupo de elite do seu partido foi condenado por corrupção, são corruptos, posso dizer por que a Justiça já julgou, mas o seu partido protegeu essas pessoas. O que a sra. acha dessa postura do seu partido?

Dilma não respondeu diretamente, optando por lembrar sua posição institucional:

- Enquanto eu for presidente da República, não externarei opinião pessoal sobre decisões do Supremo Tribunal Federal. Eu tenho a minha opinião, mas não vou externá-la.

- Mas o que a sra. diz sobre a postuta do seu partido? A sra. não diz nada?

- Olha, Bonner, eu não vou entrar nisso de me manifestar contra a decisão de um poder constitucional. Isso é muito delicado, merece o meu maior respeito.

PATRÍCIA APONTOU O DEDO EM RISTE PERTO DA FACE DA PRESIDENTE


Patrícia, que até então estava calada, perguntou sobre saúde, afirmando que "nada fora feito" nos governo Dilma e Lula, e que "as filas se multiplicam nos hospitais e postos de saúde". Dilma, outra vez, procurou responder sem aceitar a indagação como provocação.

Patrícia não gostou do que ouviu, e lá veio Bonner atacar de novo:

- A sra. considera justo culpar ora a crise econômica internacional, ora os pessimistas pelo baixíssimo crescimento da economia brasileira, pela inflação alta?

- A inflação cai desde abril, Bionner, agora mesmo saiu um dado oficial mostrando que houve zero por cento de aumento de preços em julho. Por outro lado, todos os dados antecedentes ao segundo semestre, aqueles que anunciam o que vai acontecer na economia, mostram que haverá crescimento em relação ao primeiro semestre.

Bonner não pareceu satisfeito com a resposta, mas em razão do tamanho das perguntas que havia feito antes, percebeu que o tempo de 15 minutos estava estourando. Foram, de fato, questionamentos quilométricos os que ele fez.

- Eu vou garantir um minuto para a sra. encerrar, disse ele, visivelmente insatisfeito.

- Obrigado, Bonner, eu quero dizer que acredito no Brasil, reiterou Dilma, que ainda foi mais duas vezes interrompida para que fosse cumprido o tempo estabelecido.

- Eu compreendo, vou suspender a minha fala, encerrou Dilma, com classe, diante dos entrevistadores que se mostraram em pleno ataque de nervos.


Fonte: Brasil 247

3 comentários:

Rogério G.V. Pereira disse...

Pronto
Registo o seu ponto
Dilma vai ter que se haver
Com imprensa horrorosa
Colunistas de má prosa
Ataques coléricos
Insidiosos e nada ecléticos
Pois o capital não olha a meios

Mas ela sabe
E o povo está avisado

Por cá, deste lado do Atlântico
Não deixarei nada passar em branco

Anônimo disse...

Espero que a Dilma consiga vencer a eleição contra a Globo, o Aécio Neves, a Marina e o pior de todos os adversários políticos: O dinheiro Norte Americano investido em qualquer opositor da nossa presidenta, que ao meu ver está tentando se livrar das garras sanguinárias dos donos do capital internacional, que sempre nos tratou como escravos e vira-latas.
Fora privatização! Fora EUA! Fora Globo! Fora PSDB!
Que o Brasil seja para todos os brasileiros.
Um grande abraço Grande Burgos (Grino)
Ass. Contra todo e qualquer tipo de preconceito.

Anônimo disse...

Espero que a Dilma consiga vencer a eleição contra a Globo, o Aécio Neves, a Marina e o pior de todos os adversários políticos: O dinheiro Norte Americano investido em qualquer opositor da nossa presidenta, que ao meu ver está tentando se livrar das garras sanguinárias dos donos do capital internacional, que sempre nos tratou como escravos e vira-latas.
Fora privatização! Fora EUA! Fora Globo! Fora PSDB!
Que o Brasil seja para todos os brasileiros.
Um grande abraço Grande Burgos (Grino)
Ass. Contra todo e qualquer tipo de preconceito.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...