Minha lista de blogs

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Vietnã busca verbas para retirar minas e bombas postas pelos EUA

O Vietnã quer 500 milhões de dólares de fontes internas e externas para eliminar bombas e minas terrestres da época da guerra, e para atenuar os transtornos e a contaminação de terras em decorrência dos explosivos remanescentes, disseram autoridades na segunda-feira (5).


O Vietnã já dispõe de 200 milhões de dólares para desminar 500 mil hectares em 14 províncias até 2015, disse o vice-ministro do Trabalho, Bui Hong Linh, em uma conferência internacional. Mas isso representa apenas 7,6 por cento da área afetada.


Os explosivos remanescentes da guerra mataram mais de 42 mil pessoas e feriram mais de 62 mil em quase quatro décadas desde o fim da guerra contra os EUA, disse o primeiro-ministro Nguyen Tan Dung no evento.


As autoridades não citaram qual quantia especificamente será solicitada à comunidade internacional. Segundo Dong, o Exército dos EUA usou 16 milhões de toneladas de armamentos na guerra contra o regime comunista do Vietnã do Norte, que terminou em 1975 quando os norte-vietnamitas conquistaram a capital do Vietnã do Sul, Saigon, em abril de 1975, encerrando a guerra e unificando o país. A pobre região central do país, onde ficava a fronteira entre Vietnã do Norte e do Sul, foi particularmente assolada por bombas e minas.


Especialistas estimam que levará séculos até que todos os explosivos sejam retirados. Bombas e minas contaminaram um quinto da área total do Vietnã, segundo maior produtor mundial de café e segundo maior exportador de arroz.




Fonte: Reuters
Imagem: Google, colocadas por este blog

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...