Minha lista de blogs

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Israel – Livros didáticos para desumanizar um povo (2012)


Os Palestinos nos Livros Escolares de Israel (Nurit Pele-Elhanan)
Neste documentário, Nurit Peled-Elhanan fala de sua pesquisa relacionada com o conteúdo dos livros didáticos de Israel. Ela expõe em detalhes como estes livros são elaborados com o objetivo de desumanizar o povo palestino e fomentar nos jovens estudantes israelenses a base de preconceitos que lhes permitirá atuar de forma cruel e insensível com o mesmo durante o serviço militar.

Conforme explica Nurit Peled-Elhanan, a construção de mundo feita a partir dos livros didáticos, por serem as primeiras a se sedimentarem na mente das crianças, são muito difíceis de serem erradicadas. Daí a importância que o establishment israelense dedica à ideologia a ser transmitida nos livros didáticos. Neles, os palestinos nunca são apresentados como seres humanos comuns. Nunca aparecem em condições que possam ser consideradas normais. Segundo Nurit Peled-Elhanan, não há nesses livros nem sequer uma fotografia de um palestino que mostre seu rosto. Eles são sempre apresentados como constituindo uma ameaça para os judeus.








Fonte: DOCVERDADE, Caminho Alternativo

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom vamos em partes, primeiro fico satisfeito em ver como funciona a democrácia israelense, esta senhora em gaza ou em qualquer pais arabe já estaria morta ou presa............segundo vamos análisar o outro lado, pois bem o diretor geral do ministério de educação do hamas, mahmoud matar, afirmou que: ""nós consideramos Israel como um inimigo e nós vamos ensinar aos nossos alunos a linguagem do inimigo""........terceiro vamos ver o que dizem os demais, pois bem, segundo o dr. Eldad Pardo, que é pesquisador senior da IMPACT-SE (institue for monitorin peace and cultural tolerance in school education) e prof. da universidade hebraica de Jerusalem, a linguagem de ódio do sr. matar contra Israel é caracterista dos temas ensinados nos livros escolares palestinos, entre outras coisas não há reconhecimento do povo judeu como nação, e os israelenses são mostrados como falsos, criminosos e ladrões, e acrescentou ""o que falam sobre Israel sempre é igual, porém nos livros religiosos apresentam uma linha mais dura e mais antissemita, glorificando o martírio e o jihad..........quantro se quiserem poderei postar dezenas de vídeos que demonstram o que se é ensinado a crianças palestinas inclusive me programas televisivos direcionado a crianças e jovens...........como é bom sabermos o que ocorre de ambos os lados não acham??? ..........nelson

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...