Minha lista de blogs

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Direitos Humanos de comunidades indígenas nos EUA são violados



Empresários violam direitos de comunidades indígenas nos EUA

O setor empresarial nos Estados Unidos viola os direitos humanos das comunidades indígenas, revelou nesta sexta-feira (3) a Organização das Nações Unidas (ONU).


Ao apresentar um relatório de monitoramento sobre o impacto das atividades econômicas nos direitos do homem, um painel investigador da ONU informou que receberam denúncias de que empresas exploram terras indígenas e desrespeitam as comunidades originárias.

Segundo os especialistas, Washington ainda enfrenta grandes desafios quanto ao impacto negativo das atividades econômicas nesse campo, após receber denúncias de práticas generalizadas no setor de serviços estadunidense que violam as leis nacionais e internacionais.

Neste sentido, indicaram que as iniciativas empreendidas até o momento são insuficientes para resolver o problema e consideraram que o marco legal provê espaços para que as companhias o violem.

Além disso, destacaram o efeito negativo nos direitos fundamentais à saúde e à água, derivado da mineração e outras atividades do setor extrativo.

O painel, que concluiu recentemente uma visita ao país, apresentará um relatório com suas investigações e recomendações ao Conselho de Direitos Humanos da ONU.

Michael Addo, que dirigiu a investigação, recordou que o governo estadunidense se comprometeu a seguir a Guia de Princípios sobre Negócios e Direitos Humanos, elaborada pela ONU.

Agora, apontou, tem o desafio da colocá-lo em prática, em todos os seus aspectos, de maneira coerente e eficiente para que marque uma diferença real na vida dessas populações.



Fonte: Prensa Latina, Vermelho
Imagem: Google

-----------------------------------------


O que aconteceu com as populações indígenas que ocupavam os EUA?

Com a ocupação dos territórios nos EUA, após a aprovação da Lei do Povoamento, em 1862, as populações indígenas foram sendo combatidas, empurradas para fora de suas terras e exterminadas durante o processo de ocupação territorial.

Milhões de índios foram dizimados e exterminados, constituindo-se como as maiores vítimas da Marcha para o Oeste. Com a Lei do Povoamento, o governo vendia as terras sem a autorização dos verdadeiros donos: os povos indígenas, que habitavam essas terras séculos antes da chegada dos europeus e dos colonos.

A Lei do Povoamento excluiu os povos indígenas do direito à cidadania, não os considerando cidadãos norte-americanos. O processo de extermínio da população indígena foi acontecendo gradativamente; as lutas e os conflitos entre colonos e índios foram inevitáveis. A partir do momento em que os colonos adquiriam as terras, através do governo, eles faziam de tudo para expulsar os indígenas. As grandes empresas, que construíram as estradas de ferro no interior dos EUA, pagavam atiradores para matar os bisões (animal que era a principal fonte de alimentação dos indígenas), assim, com a escassez dos bisões, vários indígenas morreriam de fome.


Além das lutas travadas entre índios e colonos, o extermínio dos povos indígenas se acentuou com a intervenção dos soldados do exército norte-americano, pois esses realizaram enormes massacres contra aldeias inteiras. A expansão e a ocupação dos territórios a oeste trouxeram o fortalecimento da economia norte-americana, porém, em troca da expansão industrial e capitalista, milhões de índios perderam suas vidas e foram extintos.



---------------------------------

Esse é mais um exemplo da política contraditória dos EUA. Washingtom vive alardeando ser os EUA a terra dos direitos civis e que a sua "democracia" é a melhor do mundo, um exemplo a ser seguido, no entanto não fazem em casa o que propoem ao "resto" do mundo.

"Defendem" no Brasil através da suas ONGs e Missões Evangelizadoras aos índios brasileiros, é claro eles estão pouco se lixando para os indígenas, querem apenas aproveitar-se das riquezas minerais e botânicas das reservas que é solo brasileiro.

EUA com sua política externa e seus longos tentáculos invadem as questões políticas e econômicas das outras nações, com o pretexto de defender os "direitos humanos", lá vão os EUA a prestar "ajuda humanitária", como bem podemos ver nos últimos acontecimentos no Iraque, Líbia, e agora Síria, sem contar toda a trajetória armamentista de seu passado sujo inclusive com bombas nucleares.


Infelizmente o governo americano não usa a mesma medida, a mesma "justiça" quando se trata de resolver os graves problemas da (minoria) que os índios norte-americanos foram sujeitados, aliás são uma minoria porque foram dizimados pelo povo e governo norte-americano. 

E me pergunto que moral tem os norte-americanos para sairem mundo afora a defender quem quer que seja???

Concluindo, esses norte-americanos, são o mal da humanidade, são uns psicopatas. É claro que junto com os EUA e sua "democracia"existe muita gente se empenhando em ajuda-los a tranformar o mundo num inferno, o que vemos é os EUA enviando cada dia mais armamentos para Israel massacrar o povo palestino, ameaças de todos os lados contra a Síria, Irã e agora Coréia do Norte.


Lema do Governo dos EUA:


FAÇAM O QUE EU DIGO (ORDENO), MAS NÃO FAÇAM O QUE EU FAÇO.




(Burgos Cãogrino)




6 comentários:

Vapera disse...

Caro Burgos,

Gostaria de acrescentar uns detalhes sobre as mais recentes violações dos direitos indígenas e em maior quantidade dos recursos naturais.
Existe um sistema de "adquirir" derivados petrolíferos, chamado craqueamento, onde temperatura, pressão e elementos catalíticos fazem o serviço.
Isso via de regra é feito dentro de usinas. Mas agora as industrias petrolíferas estão fazendo isso direto no solo, nos bolsões petrolíferos teoricamente esgotados, injetam água fervente com areia e detergentes em alta pressão, esse mingau entra na rocha rasgando literalmente e dissolve tudo, e também se dissemina através das rachaduras que a própria expansão gasosa gerou.
O resultado é detonação do lençol freático, e isso agora é moda nos poços esgotados do téxas, arizona etc.
Só que parece que a petrobras está em vias de fazer a mesma coisa em terras da fossa brasilis!!

Por que será que o nojo que sinto de ter nascido dentro de um estado degenerado só aumenta?

Que o craqueamento ocorra na alma dos governantes, quem sabe acontece a transmutação de excrementos para adubo.

Um abraço

gilsonsampaio disse...

Burgos,

Não-pessoas(Chomsky) são invisíveis
para a maioria das não-pessoas como nós.

BURGOS disse...

Vapera


Me informei sobre o que você disse e a resposta que obtive é que a Petrobras não fará isso, a lei e a fiscalização quanto a isso é muito rigorosa no Brasil, já as petrolíferas estrangeiras que aqui estão é que temos que ficar de olhos bem abertos, pois essas não podemos confiar, veja o caso da Chevron.
Mas como você alerta, temos que divulgar bastante isso para que as pessoas se conscientizem da grande importancia dos lençóis freáticos em nosso país.

Um grande abraço meu amigo

BURGOS disse...

Gilson

Faço minha as tuas palavras.

Um grande abraço meu amigo

Vapera disse...

Caro Burgos.

"pois essas não podemos confiar, veja o caso da Chevron."
Quer dizer que a petrobras podemos confiar?? Com a judia presidenta esposa de maçon de 33 grau e sir da rainha da inglaterra???
A chevron se fez, fez para aparecer como a bad boy das petrolíferas, tanto aqui quanto no golfo!!
Só acontece o que é cuidadosamente programado, já dizia Franklin Delano Rosevelt e um chefe de estado ingles judeu chamado Benjamin disraeli que afirmava que nós os simples não podemos alcançar os interstícios do controle de massas, ciência vulgarmente chamada política.
Caro Burgos, lamento desaponta-lo, mas acreditar em um estado bandido como o brasil e acreditar em suas propagandas é o que está garantindo o estado totalitário que o PT está construindo, quando a coisa pegar será tarde!!
Dos quase 50% do PIB que é a arrrecadção tributária (extorsão) APENAS 2% são para o benefício do povo, aquele que garante os tais quase 50% do PIB de impostos, o "resto" 98% é para bancar a máquina estatal!
Na antidemocrática ditadura esse índice era de 37% e na "degenerada" Monarquia, era de 20%!!
Acreditas mesmo nessa fossa imunda chamada estado brasileiro???
Um estado defendido por tropas das elites, para as elites!!

Torço para que eu esteja errado e você certo!

Um grande abraço meu amigo!

BURGOS disse...

Vapera

Desculpe a demora em responder, sei que parece ingenuidade de minha parte, mas quero acreditar que nem tudo está perdido, reconheço sinceramente suas palavras e sei o quanto você tem razão, concordo totalmente em relação a Graça Foster, ainda tenho um fio de esperança de que a humanidade se conscientize, e que no mínimo se questione, e foi isso que você fez comigo, obrigado meu amigo.


Um grande abraço meu amigo


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...