Minha lista de blogs

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

China adverte EUA a serem ‘cuidadosos’ em reorientação militar





O Ministério da Defesa da China advertiu os Estados Unidos nesta segunda-feira a serem “mais cuidadosos em suas palavras e ações”, depois de anunciarem um novo plano da defesa que enfatiza responder à ascensão China com o apoio de alianças e bases norte-americanas em toda a Ásia.

A declaração do porta-voz do ministério, Geng Yansheng, foi a reação mais completa de Pequim até agora à nova estratégia norte-americana, revelada na semana passada. Ela traz a mistura de cautela e contenção que marcou a resposta chinesa aos esforços do governo Obama na Ásia desde o ano passado.

“Percebemos que os Estados Unidos divulgaram esse guia para sua estratégia de defesa, e vamos observar de perto o impacto que o ajuste da estratégia militar norte-americana tem na região Ásia-Pacífico e nos desenvolvimentos da segurança mundial”, disse Geng em um comunicado divulgado no site do ministério (www.mod.gov.cn).
“As acusações feitas contra a China pelos EUA neste documento são totalmente infundadas”, disse Geng.

“Esperamos que os Estados Unidos fluam com a maré da época, e lidem com a China e os militares chineses de uma maneira racional e objetiva, que sejam cuidadosos em suas palavras e ações e façam o que for benéfico para o desenvolvimento das relações entre os dois países e suas forças armadas”.

A nova estratégia norte-americana promete aumentar a força na Ásia em uma tentativa de conter a capacidade crescente da China de se contrapor ao poderio dos EUA na região, ao mesmo tempo em que as forças norte-americanas recuam em outros cantos do mundo.

Sob esta nova estratégia, os EUA manterão grandes bases no Japão e na Coreia do Sul e enviarão marines, navios da Marinha e porta-aviões ao Território Norte da Austrália.
A estratégia visa conter tentativas eventuais da China e do Irã de bloquear as capacidades norte-americanas em áreas como o Mar do Sul da China e o Estreito de Ormuz.

A China vem buscando o equilíbrio, expressando sua preocupação com as medidas norte-americanas ao mesmo tempo em que mostra seu desejo de relações estáveis com Washington, principalmente quando os dois lados lidam com políticas internas este ano, quando o presidente Barack Obama enfrenta uma batalha pela reeleição e o Partido Comunista chinês assiste a uma troca de liderança.

Temores crescentes

A presença militar norte-americana crescente na Ásia baseia-se no erro de cálculo de que Pequim pretende modernizar suas defesas militares, disse o Ministério das Relações Exteriores da China na segunda-feira.
“A acusação contra a China no documento não tem base, e é fundamentalmente irrealista”, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Liu Weimin, em uma coletiva de imprensa, em resposta a uma pergunta da mídia estatal sobre se a China representa uma ameaça à segurança dos EUA.

“A China adere ao caminho do desenvolvimento pacífico, uma política exterior pacífica e independente e uma política de defesa nacional defensiva”, acrescentou Liu.

Mesmo assim, ainda há um temor crescente nos EUA e na Ásia sobre os desenvolvimentos militares da China nos últimos anos.
A China vem expandindo seu poderio naval, com submarinos e porta-aviões, e também aumentou suas capacidades de vigilância e de mísseis, ampliando seu alcance ofensivo na região e enervando os vizinhos.

A disputada propriedade de recifes e ilhas ricas em petróleo no Mar do Sul da China, pelos quais navegam anualmente 5 trilhões de dólares em comércio, é uma das maiores ameaças à segurança na Ásia.




Fonte: naval.com.br

2 comentários:

Anônimo disse...

E como se diz... "Quem te avisa... amigo é"
Infelizmente os Deficientes Mentais Americanos não sabem o que é ter Amigos... Amigos com letra maiúscula! E também tenho a ideia que não os querem ter...
Apenas têm uns bandos de penetras que se vergam e andam na sabujice reles para ver se sacam algumas das riquezas dos saques que os tipos fazem pelo Mundo fora para eles próprios...

BURGOS disse...

É Vozzzzz!!!

"Quem te avisa... amigo é"
e

"Quem brinca com fogo, acaba saindo queimado"

Qualquer hora os americanos vão levar, e com toda a razão, pois se acham donos do mundo.

Um abração meu amigo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...