Minha lista de blogs

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

EUA cria base e reforça ação imperialista no Caribe

Os Estados Unidos buscam garantir interesses próprios no Caribe e afiançará sua política imperilaista na região com a instalação de uma base naval na República Dominicana, denunciou nesta terça-feira (21) o canal Russia Today (RT).

Washington planeja construir uma base naval na ilha Saona, no extremo sudeste dominicano, com um forte, quartéis e outras instalações militares, com um investimento de um milhão e meio de dólares, comentou a versão em espanhol do RT.

O polítólogo Sandino Astúrias declarou ao canal de televisão russo que o argumento oferecido pelo Comando Sul estadunidense de lutar contra o narcotráfico é só uma justificativa para garantir interesses da Casa Branca na região.

Além disso, isso busca justificar a presença bélica norte-americana na região, pois "não temos visto a efectividade no combate militar ao tráfico de drogas na área", destacou.

De fato, a luta contra o narcotráfico, com esta lógica de intervenção militar preventiva na Colômbia, América Central e Caribe, para nada tem detido o tráfico de entorpecentes, comentou.

O objetivo consiste em afiançar suas posições militares na área, tanto para garantir o controle de recursos naturais na zona caribenha, como para atuar em qualquer conflito, se fosse o caso, estimou Astúrias.

Nesta segunda-feira (20), ao menos 14 partidos e organizações sociais na República Dominicana se pronunciaram contra a construção da mencionada base naval estadunidense.



Fonte: Prensa Latina

Imagem: Google


2 comentários:

Anônimo disse...

Good bye, sentimental friend :)

Anônimo disse...

Obedient bye, sentimental soul mate :)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...