Minha lista de blogs

quinta-feira, 6 de março de 2014

Síria denuncia ataque israelense em territórios ocupados



Tropas israelenses patrulham as Colinas de Golã,
território sírio ocupado por Israel desde a Guerra dos Seis Dias, de 1967.

Nesta quarta-feira (5), tropas israelenses violaram o acordo de não agressão, no território sírio das Colinas de Golã, ocupado ilegalmente por Israel. As forças israelenses dispararam morteiros e abriram fogo com metralhadoras, segundo uma fonte militar, ferindo vários integrantes das Forças de Segurança Interna e civis. O ministro das Relações Exteriores da Síria, Walid Al-Moallem, denunciou a agressão à comunidade internacional.





Al-Moallem enviou duas cartas, uma ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, e ao Conselho de Segurança da entidade, expondo a violação do acordo firmado em 1974, da Carta das Nações Unidas e das normas de direito internacional. As tropas israelenses lançaram também quatro mísseis, no início da manhã, desde as colinas Al-Shateh e de Al-Khuwin, no Golã sírio, e que teriam acertado uma escola e uma mesquita.

Além disso, o ministro também informou sobre o disparo de quatro projéteis por tanques israelenses contra al-Hurriyeh e o fogo de metralhadoras de porte médio contra al-Hamidiyeh, também no início da manhã. Sete membros das Forças de Segurança Interna e quatro civis ficaram feridos pela agressão, de acordo com a denúncia.

O ministro declarou, na carta às Nações Unidas, que “esta agressão ressalta novamente a realidade do envolvimento direto da entidade sionista [Israel] no respaldo e apoio aos grupos terroristas e prova, sem sombra de dúvida, a extensão da coordenação existente entre o inimigo sionista e estes grupos”.

A Síria vem denunciando reiteradamente o respaldo Ocidental e de vizinhos como a Arábia Saudita, a Turquia e Israel aos grupos armados que têm atuado no país, lutando contra as tropas do Exército Árabe-Sírio há três anos, em uma crise que dissemina ações de terrorismo apoiadas na ideologia religiosa extremista.

Responsabilizar Israel pelas agressões

Para o chanceler sírio, a ação israelense teve como objetivo criar uma situação de desestabilização e uma atmosfera de escalada das tensões na zona de desengajamento estabelecida pelo acordo de 1974 e em suas cercanias. 

“O governo da República Árabe-Síria, enquanto relata estes eventos ao Conselho de Segurança, demanda a condenação da agressão israelense como uma violação do acordo de desengajamento e das normas de direito internacional, assim como da escalada da tensão”, afirma Al-Moallem, na carta.

O Ministério de Relações Exteriores denunciou também a proteção contínua de alguns membros permanentes do Conselho de Segurança a Israel, garantindo a sua impunidade pelo comportamento agressivo e pela violação das resoluções do Conselho de Segurança sobre a questão, impedindo que o conselho tome medidas para condenar as autoridades israelenses por suas agressões reiteradas. Esta negligência, afirma o órgão, enfraquece a credibilidade do conselho como uma autoridade responsável por manter a paz internacional e a segurança.

Al-Moallem também lembrou as resoluções do Conselho de Segurança que rejeitam a presença e a ocupação israelense das Colinas de Golã e pediu a implementação destes instrumentos, pedindo a retirada das tropas de Israel deste e outros territórios árabes ocupados desde a Guerra dos Seis Dias, em 1967.


Fonte: Vermelho


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...