Minha lista de blogs

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Coreia do Norte denuncia manobras conjuntas Coreia do Sul-EUA

A República Popular Democrática da Coreia advertiu neste sábado (28) hoje que as manobras militares conjuntas dos Estados Unidos e da Coreia do Sul anunciadas para o próximo mês levarão a tensa situação da península à beira de uma guerra.


Um comentário da agência de notícias Kcna qualifica esses exercícios como uma grave e intolerável provocação que ameaça a soberania norte-coreana e um desafio à aspiração da comunidade internacional de alcançar a paz e a estabilidade no mencionado território.

De acordo com a fonte, o exercício Key Resolve, de 27 de fevereiro a 9 de março, piorará mais ainda as relações entre as duas Coreias, é considerado um ensaio de guerra nuclear contra este país e cujo objetivo é apoderar-se de toda a península com a força das armas.


Ao negar o caráter defensivo que Washington e Seul atribuem às manobras, a Coreia do Norte destaca que isso é só uma "artimanha absurda" para encobrir sua essência agressiva e provocadora.


Em Key Resolve participarão 200 mil soldados da Coreia do Sul e 2,1 mil estadunidenses. Desses últimos 800 procederão de outros territórios.


A essas operações, se somarão as do exercício Foal Eagle, de 1º de março até 30 de abril, para o qual o Pentágono mobilizará ao redor de 11 mil efetivos.


As tensões na Península Coreana incrementaram-se desde um incidente ocorrido no dia 23 de novembro de 2010, quando forças sul-coreanas dispararam desde a ilha Yonphyong contra as águas territoriais do norte, que respondeu a essa ação.


Pyongyang qualificou o sucedido de provocação instigada pelos Estados Unidos, e sua resposta como um ato de defesa.




Fonte: Prensa Latina

2 comentários:

P. P. P. disse...

Caro Amigo.

Os ianques estão provocando em várias frentes, talvez para serem atacados e passarem por vítima junto ao seu 'esclarecido povo'.

Abraços

BURGOS disse...

Sem dúvida nenhuma, as torres gêmeas foi a desculpa para atacar o Iraque e Afeganistão, na Líbia foi a mesma coisa, sempre tem uma desculpa para bombardear algum país.
Eles andam pelo mundo provocando para poder alimentar as industrias de armamentos.


Um grande abraço meu amigo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...