Tribunal Penal Internacional contestou a possibilidade e pediu para julgar o caso
Saif Al Islam, de 40 anos, filho do ex-presidente da Líbia Muammar Kadafi , deverá ser condenado à morte por enforcamento, informou o TPI (Tribunal Penal Internacional). Melinda Taylor, do TPI, disse que foram feitos apelos às autoridades líbias para que Islam fosse julgado pelo tribunal.
O TPI e o governo da Líbia disputam o direito de julgar Islam, preso em Zenten (a 170 quilômetros de Trípoli, capital líbia), em novembro de 2011. A disputa também envolve o ex-chefe dos Serviços Secretos Abdallah Al Senoussi, de 63 anos, extraditado da Mauritânia para a Líbia em setembro.
Em maio, as autoridades líbias apresentaram requerimento para contestar a competência do TPI para julgar Islam, suspeito de crimes contra a humanidade. As duas partes apresentaram argumentos e nas próximas semanas deve ser anunciada uma decisão sobre o impasse.
As autoridades líbias disseram ter provas suficientes para processar Islam. O representante da Líbia no TPI, Ahmed Al Jehani, disse que Islam terá julgamento "justo e equitativo". Mas reconheceu dificuldades no processo.
Para Melinda Taylor, o julgamento de Islam na Líbia "não será movido pelo desejo de justiça, mas de vingança" e alertou para a possibilidade de o filho de Kadafi "definhar na prisão enquanto a Líbia tenta construir um sistema judiciário".
Fonte: Opera Mundi
Imagem: Google (colocadas por este blog)
--------------------------------------------
Os povos do mundo deveríam exigir um julgamento público e ao vivo para todos os países.
Temos que ouvir o que Saif Al Islam, filho de Muammar al Kadhafi tem a dizer.
Será mais uma queima de arquivo do Império americano como fizeram com Muammar al Kadhafi ?
Será mais uma farsa como foi o julgamento e a condenação de Saddam Husseim?
Pensem nisso!!!
(Burgos Cãogrino)
Um comentário:
Não é apenas trágico, mas só demonstra a total inversão de valores para nós reles mortais que um dia aprendemos um mínimo do senso de justiça. A ver pelas fotos todas as relações de Kadafi, chega a dar um frio na espinha só de pensar em encontrar com alguns deles pessoalmente. É forca na certa.
Postar um comentário