Minha lista de blogs

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Israel anuncia que deterá flotilha humanitária que ruma a Gaza



Israel anunciou que sua poderosa Marinha de Guerra impedirá a chegada de mais uma flotilha humanitária internacional a Gaza, bloqueada por ar, mar e terra há quase seis anos.


A flotilha de embarcações civis, organizada por pacifistas de vários países, recebeu autorização das autoridades italianas para partir e pretende chegar à Faixa de Gaza em "poucas semanas", segundo seus organizadores.


O território palestino foi isolado pelas autoridades israelenses de ocupação após sua retirada em 2006, último capítulo de uma onda de bombardeios massivos da aviação e artilharia à qual chamaram operação Chumbo Fundido, ocasionando mais de 1400 mortes de civis e a destruição da infraestrutura.


Semanas atrás, o ministro israelense de Defesa, Ehud Barak, revelou que Tel Aviv considera a possibilidade de reocupar a zona.

Israel não está muito preocupado com o tema, disse uma porta-voz militar israelense, segundo a qual, a Marinha de Guerra armou um "cordão de segurança" que isola ainda mais a Faixa de Gaza, uma das zonas mais pobres e densamente povoadas do mundo, cujos habitantes têm que recorrer a qualquer método para sobreviver.



O antecedente mais próximo de uma operação similar foi a Flotilha da Liberdade de Gaza, na qual participaram navios turcos. Nove ativistas morreram no assalto das tropas especiais israelenses para evitar que remédios e alimentos fossem desembarcados.




As autoridades da Turquia exigiram desculpas, mas as de Israel se recusaram, o que esfriou as cordiais relações entre ambos.




Fonte: Prensa Latina, Vermelho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...