Eleuterio Fernández |
O presidente uruguaio, José Mujica, disse que “a grande guerra é contra a desigualdade e a pobreza” ele explicou que o continente americano conta com grandes recursos naturais e humanos, mas ainda mantém uma grande dívida social.
No discurso inaugural, Fernández disse ser de “uma geração que nasceu e cresceu com a ameaça nuclear” e advertiu que a tecnologia existe hoje em dia “pode destruir toda a vida no planeta”.
Também falou sobre a coincidência do encontro com o 60º aniversário da criação da Junta Interamericana de Defensa, em 1942. “Tem a minha idade, está velha, estou velho, e nasceu em um momento que aconteciam coisas muito feias no mundo”, manifestou.
Jorge Menéndez |
No fórum participam delegações de 29 dos 34 países aderidos na conferência. Os principais assuntos da Conferência se concentram nos desastres naturais, as missões de paz e a segurança hemisférica, além da vigência do sistema interamericano. A próxima Conferencia de Ministros de Defesa da América, que é secionada a cada dois anos desde 1995, será no Peru.
Fonte: TeleSur, Prensa Latina, Vermelho
Um comentário:
Burgos,
A Fada do Bosque chamou-me a tenção para esta conferência e para o facto do Uruguai servir de palco para uma eventual cooperação entre os países da América Latina e os Estados Unidos no domínio da defesa.
Devo confessar que fiquei um pouco perplexo, tal a confiança de mudança que tenho em relação ao Uruguai.
Escrevi a Néstor Chaves do semanário "Acción Informativa" com o qual colaboro. Publiquei hoje o se texto explicativo.
Um abraço amigo.
Postar um comentário