Minha lista de blogs

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

EUA , o Recorde da Hipocrisia Imperialista


Estados Unidos detêm recorde de vetos nas Nações Unidas

Apenas os cinco membros permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas detêm o poder de veto, desde a criação do organismo, na década de 1940. O veto é suficiente para bloquear qualquer resolução proposta e os Estados Unidos são o recordista no seu uso, o utilizando para proteger nações acusadas de ferir os direitos humanos.O especialista em política Stephen Zunes, presidente do departamento de Estudos sobre Oriente Médio na Universidade de São Francisco, nos Estados Unidos, pesquisou as votações do Conselho de Segurança durante o seu período histórico de existência e descobriu que os Estados Unidos e seus aliados (Reino Unido e França) têm o recorde de vetos duplos (e triplos)”.

Nos mais de 60 anos da organização, houve 23 votos duplos por parte de Estados Unidos e Reino Unido e 13 vetos triplos, somando a França, afirmou Zunes. A maioria era sobre assuntos relacionados com África do Sul, Namíbia e Rodésia nas décadas de 1970 e 1980.

O último veto triplo aconteceu em 1989, contra a resolução que condenava a invasão estadunidense do Panamá. Também houve dois vetos duplos da França e do Reino Unido durante a crise do Canal de Suez, em 1956.

“Creio que vale a pena assinalar que os Estados Unidos têm o recorde de vetos a resoluções que ameaçavam ou adotavam sanções a governos responsáveis por abusos contra os direitos humanos, bem como as resoluções que apenas deploravam ou condenavam esses governos”, disse Zunes.

China e União Soviética (hoje Rússia) também utilizaram o poder de veto contra resoluções que ameaçavam aliados. A última vez que os dois países utilizaram o poder de veto em conjunto foi para evitar um novo processo de escalada militar contra a Síria, semelhante ao que aconteceu contra a Líbia, quando os dois países se abstiveram da votação que abriu a brecha para o braço armado do imperialismo atacar o país do norte da África.

Os Estados Unidos exerceram por cinco vezes seu direito de veto entre 2004 e 2011 para proteger seu estado satélite no Oriente Médio, Israel. Essas resoluções vetadas por Washington condenavam a construção de colônias ilegais israelenses em territórios palestinos invadidos e ocupados, ou condenavam a agressão devastadora de Israel contra os palestinos da Faixa de Gaza.

Zunes disse à IPS que o veto russo-chinês na questão síria é definitivamente uma reação à decisão do Pacto Militar do Atlântico Norte (Otan) de ir além do mandato do Conselho de Segurança no começo deste ano, que permitiu agredir a Líbia.


Com informações da agência IPS

Fonte: vermelho.org

2 comentários:

P. P. P. disse...

Aquecimento Global: verdade ou mentira?‏

http://terrorismoclimatico.blogspot.com/



http://www.youtube.com/watch?v=xkY89QjBFjM&feature=player_embedded#!

http://www.youtube.com/watch?v=LOB65-KAppI&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Zrg_fh73o4U&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=tjfSwdsMnuE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=KvYAi0Fgk3k&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Xd_YeY3dTto&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=pMRCIkVQ7TU&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=1EaOTFntO1M&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=s_8S2cPCnd4&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Rvr9Ak5KjMk&feature=related

BURGOS disse...

Muito obrigado P.P.P.

Abraços

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...