Minha lista de blogs

terça-feira, 19 de junho de 2012

Ahmadinejad visita Bolívia, Brasil e Venezuela





O presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, iniciou na noite de segunda (18) uma viagem rumo à América Latina, na qual visita Bolívia, Brasil e Venezuela. Em La Paz, o líder se reuniria com o colega boliviano, Evo Morales. Em seguida, embarca nesta terça (19) para o Rio de Janeiro, onde participa da Rio+20. Ele solicitou uma audiência com presidenta Dilma Rousseff, mas o encontro não está confirmado. Por fim, se reunirá com o venezuelano, Hugo Chávez.

"Em primeiro lugar viajamos para Bolívia, país com o qual atualmente temos uma relação amistosa e que está crescendo rapidamente", disse o presidente iraniano antes de iniciar sua viagem, segundo a agência Isna.

Ahmadinejad destacou que sua visita à Bolívia responde à que Morales fez ao Irã em 2010, quando os países chegaram a "acordos muito valiosos", a fim de revisar a situação da cooperação bilateral e definir as estratégias de desenvolvimento de suas relações.

Na conversa com Morales, seria definida a parceria para a construção de quatro fábricas de produtos lácteos, além de um hospital e da diversificação no setor agrícola.

Ahmadinejad convidaria Morales para participar da Cúpula dos Países Não Alinhados, que ocorrerá em agosto em Teerã, capital iraniana. O movimento dos países não alinhados reúne mais de 100 países em desenvolvimento que pretendem construir um caminho próprio e independente em relação às nações desenvolvidas.

Após deixar a Bolívia, Ahmadinejad deverá participar ainda nesta terça da Rio+20, na qual, disse, será criada uma nova organização mundial para coordenar e organizar as relações comerciais e ambientais entre os países. "Segundo os estudos e as análises feitas, estão tentando que esta organização seja unilateral em detrimento dos povos e a favor do sistema capitalista", denunciou.

Ahmadinejad explicou que seu país estará representado na Rio+20 por uma delegação de 20 destacados especialistas, liderados pelo chefe da organização iraniana de proteção do meio ambiente.

"Acreditamos que o progresso deve basear-se no respeito à humanidade, à dignidade e aos valores divinos e humanos e durante nossa participação nesta conferência tentaremos que não se aprove nenhuma decisão em detrimento das nações e a favor do sistema capitalista", comentou o líder iraniano.

O presidente pediu uma audiência com Dilma Rousseff para tratar de uma agenda bilateral, mas o encontro ainda não foi confirmado pela Presidência da República do Brasil.

Ahmadinejad acrescentou que para concluir a viagem seguirá para Venezuela, onde se reunirá com Hugo Chávez, com o qual revisará "a estratégia para promover e desenvolver as relações e a colaboração".

"Teerã e Caracas atualmente têm uma relação amistosa, profunda e de irmandade", assegurou. Em janeiro, Ahmadinejad fez sua primeira viagem pela América Latina na qual, em cinco dias, visitou Venezuela, Nicarágua, Cuba e Equador, também a fim de fortalecer as relações bilaterais e desenvolver a cooperação política e econômica.



Fonte: Vermelho
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...