Minha lista de blogs

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Gelio Fregapani - Cenários; Premissas e Perspectivas





*Por Gelio Fregapani 


Assuntos: Cenários; Premissas e perspectivas

Cenário Internacional
  
O momento é de calma. Provavelmente nada acontecerá antes das eleições nos EUA. Depois, ou um cede ou haverá o ataque, a menos que o Irã consiga fazer a tempo artefatos nucleares e desenvolver meios de lançá-los. Então talvez (apenas talvez) possa haver uma paz duradoura.
  
Enquanto isto as moedas fortes continuam deteriorando. A China crescendo, mas perdendo os mercados dos países em recessão. A situação tende a se deteriorar e os países centrais dificilmente aceitarão perder sua posição sem reagir militarmente. A perspectiva é de guerra, mas não para já.

Premissas e Consequencias 

 
 Premissa Estratégica:

 A união faz a força– O incentivo à rivalidade étnica nos conduzirá a resultados funestos.  

 Premissa Militar:
Riquezas atraem ambições e debilidade militar atrai agressões.  – Nossa debilidade militar ainda atrairá muita desgraça

Premissa Judicial
:
 A Lei deveria ser para caracterizar o que é Direito. – A nossa,  protegendo demasiadamente os malfeitores,  dissolverá o próprio Direito.

Premissa Econômica:

 Valorizando demais a nossa moeda os produtos estrangeiros levam vantagem – Passaríamos a importar tudo

Premissa Psico-social
:
 O desarmamento induz a  covardia, o incentivo à dissolução familiar, e o apoio ao uso de drogas matará a alma da nação

Premissa Industrial
:
 Sem alguma proteção nenhuma indústria se desenvolve. - O mercado livre só é útil depois de haver condições de competir

O STF julgará o caso do Mensalão?

    
Os três Poderes da República têm problemas de funcionamento, mas no Judiciário aparecem mais. Seus membros buscam privilégios tal como o dos outros Poderes, talvez mais, não somente nos salários como nas mordomias. Veja-se o batalhão de seguranças (veio a público 453) e as centenas de funcionários por juiz (e regiamente pagos).
  
Como não são eleitos, mas vitalícios, se julgam com autonomia para impor seus destorcidos valores, e o fazem de costas para a Nação. É certo, há pelo menos um juiz que não compartilha desses defeitos, mas contra a opinião geral entregaram a Raposa Serra do Sol às ONGs, fazem o possível para destruir a instituição familiar e tendem a liberalizar o uso de entorpecentes
  
– É possível acreditar que resistirá às pressões? – Se acontecer será uma agradável surpresa
  
Notícias nacionais

   
Os juros continuam baixando. Pagando menos juros haverá mais recursos para educação, saúde, segurança e obras de infra estrutura. E mais: o dinheiro começa a migrar do rendimento e da especulação para os empreendimentos produtivos, criando empregos e riquezas.
   
Então por que os presidentes anteriores não o fizeram? Porque precisavam de dinheiro emprestado? Certamente não, pois podiam imprimi-lo. Impressão descontrolada causa inflação? – Certo, causa, mas empréstimos também. Talvez a causa principal tenha sido as “comissões”, pagas pelos emprestadores  banqueiros internacionais e nacionais. A inimizade deles certamente é o perigo maior; principalmente para uma Presidente no momento em que perde a confiança de seu Exército e arrisca a diminuir a produção agrícola do País.  Ao menos nesse momento, melhor faria a Presidente se aliviasse os impostos da produção agríco la.

Código Florestal - perspectivas

     
Não sabemos o que está por acontecer, mas podemos levantar cenários: O Congresso ainda pode derrubar os vetos; Se mantidos os vetos, ainda pode o Código não ser aplicado ou pode se tentada sua implantação. Este último chamaríamos de “O pior cenário”.  De imediato o mundo rural se voltaria contra o Governo, bem como os patriotas por saberem que a pressão foi estrangeira. Além da impossibilidade de pagamento das multas por muitos dos produtores, o Brasil perderá significativas áreas de plantio, e isto significa quebradeiras, empreendimentos abandonados, desemprego rural, reação armada aos fiscais do Ibama, e a médio prazo  aumento de preço dos gêneros alimentícios.
  
Nesse cenário, que esperamos que não venha a acontecer, nossa Presidente não chegaria ao fim do mandato. Haveria, no campo e até nas cidades, turbas de desempregados famintos, incontroláveis, pois estariam movidos pelo desespero e não pela ambição como os do MST. As “bases políticas”, já descontentes aproveitariam para abandonar a governante, bem como os ministros do STF, na ânsia de salvarem sua reputação ou mesmo seus cargos que em época normal seriam vitalícios. Quem a defenderia? O Exército? Não depois da Comissão da Vingança. Os ambientalistas talvez? Sim, mas com discursos e fumaças de maconha.
  
Para a Presidente pergunta-se: Vale a pena, somente para fazer a Rio + 20 e contentar os estrangeiros que mandaram as oitocentas mil assinaturas? E se eles, aproveitando a nossa convulsão interna, garantirem a secessão das áreas indígenas para se apoderar das nossas jazidas minerais? Ou quem sabe forçarem tratados cedendo o pré-sal, ou impondo a abertura do mercado sem contrapartida? Qual dos nossos venais partidos recusaria ceder vantagens ao estrangeiro em troca de apoio eficaz?

Esperemos que isto não aconteça, mesmo porque em alguns casos esse Código é de aplicação impossível. Queremos ver conseguirem retirar os ribeirinhos da Amazônia com suas hortinhas de mandioca da beira do rio e os mandarem para dentro da floresta. Ainda está em tempo da melhor solução: derrubar os vetos. A palavra está com o Congresso


Observações


1- Se a idéia é acabar com o empreendedorismo rural, será que o MST produzirá alimentos para a nação?

2 - Para aMinistra do Meio-Ambiente os países subdesenvolvidos não devem melhorar seu padrão de vida, pois poluiria o mundo?
3 - Há quem diga que temos de reagir apenas com diplomacia contra qualquer tipo de intervenção internacional. São ingênuos ou traidores?

Que Deus guarde a todos nós

 



Fonte: DefesaNet

 -----------------------------------------------

*Gelio Fregapani é um dos maiores conhecedores da Amazônia onde já esteve em praticamente todos os locais habitados e muitos dos desabitados, tendo varado largas extensões pela selva.

Já conduziu geólogos a ínvios lugares; chefiou expedições científicas às serras do extremo norte; desenvolveu métodos profiláticos para evitar doenças tropicais tendo saneado as minas do Pitinga e a região da hidrelétrica de Cachoeira Porteira; observou a problemática da extração madeireira; atuou na Serra Pelada e foi Secretário de Segurança em Roraima. Foi Assessor de Assuntos Estratégicos da Universidade Pan-Amazônica.

No Exercito, onde serviu por quatro décadas foi quase sempre ligados a Amazônia, foi um dos fundadores do Centro de Instrução de Guerra na Selva e um dos seus mais destacados comandantes.

Consegue fazer-se entender em mais de uma língua indígena e é extremamente estimado por uma tribo de etnia Ianomami, que homenageou dando o nome dele a alguns de seus filhos.

Coordenou a maior expedição cientifica Brasileira na Amazônia, atuou na Serra Pelada e observou a situação da exploração da madeira e do meio ambiente.

É considerado como mentor da Doutrina Brasileira de Guerra na Selva.

Na Agencia Brasileira de Inteligência foi o coordenador do Grupo de Trabalho da Amazônia, que reunia os especialistas no assunto das Forças Armadas, Policia Federal, EMBRAPA e outros órgãos de Sistema Brasileiro de Inteligência.

Como Superintendente da Agencia Estadual de Roraima, da ABIN, teve um observatório privilegiado do problema da Raposa Serra do Sol.

E suas observações sobre a Amazônia devem ser lidas por todos os que se preocupam com a nossa integridade territorial.


----------------------------------


 

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito oportuno o artigo do Gélio Fregapani, eu penso o mesmo e acho que o governo da Dilma não se der conta sobre esses graves assuntos, coisa que duvido que ela não saiba com certeza nos estaremos nos encaminhado para o desgoverno que é tudo que a "banca" os judeus Askenazi e Sefarditas querem. Acho que devemos ter a consciência de mobilização para que isso não aconteça. E se esses (estrangeiros) que assinaram a petição sobre o Código Florestal querem ter algum direito? por quê? não o fazem nos países onde moram? Acho que deveria ser uma imposção do Brasil impor a todos os países que virão aqui na RIO+20 adotarem o mesmo preceito legal, caso contrário que "vão catar coquinho", longe daqui é claro.


José Carlos Pereira

infinitoamanajé disse...

A grande lista do bigbrother já está feita há muito tempo; e daí? Daí que o Brazsil é um país em desmonte paulatino desde 1964 para o avanço deste, até aqui, invibilizado 4º Reich nazi sionista, agora em curso acelerado. POLÍTICOS ESTÃO AÍ PARA NOS DAR A ILUSÃO QUE TEMOS ESCOLHAS. É por estas e outras que o Boris Casoy, um dos incontáveis vende pátria adeptos dessa famigerada NOVA ORDEM MUNDIAL (escravagista por sua milenar natureza), enche a boca de caninos e sangue quando cínica e publicamente diz: "Está tudo dominado..."
Burgos, amigo, chegaram os "dias de cão". Sinto muito, sou grato.

BURGOS disse...

José e Aldo

Sinceramente foi um post que me deixou assustado, achei importante colocar, não sei se concordo, mas ao mesmo tempo não posso discordar, me faz refletir em todos os aspectos.
Só sei que esse é o cenário de nossa realidade atual, infelizmente.

Um grande abraço meus amigos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...