Minha lista de blogs

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Japão e EUA confirmam translado de marines de Okinawa


Japão e Estados Unidos confirmaram hoje que nove mil soldados desse último serão transferidos a Guam, Havaí e Austrália de Okinawa, onde a presença do Pentágono é amplamente recusada.
 


A decisão faz parte de um acordo sobre a reorganização dos mais de 40 mil soldados estadunidenses neste país.

Uma declaração conjunta divulgada aqui indica que ambas as partes mantêm o compromisso com respeito ao translado da base de Futenma de uma área urbana para uma região costeira, ambas em Okinawa.

Boa parte da população do território, onde se concentra a presença militar estadunidense, se opõe a esse plano e exige a retirada da referida instalação de solo japonês.

                                       

Sua posição está associada aos delitos de diversa índole cometidos por infantes de marinha, sobretudo sexuais, e a contaminação ambiental, entre outros fatores.

O projeto, estipulado em um acordo de 2006, estancou-se ante os protestos dos residentes locais, incluídas autoridades, que fazem questão de sua demanda. O tema causou fricções nos vínculos entre Tóquio e Washington.

Com este movimento de forças, o Pentágono incrementará sua presença na Austrália, como parte da estratégia para a região da Ásia-Pacífico, onde busca uma maior influência em frente à China. Guam e Havaí são territórios estadunidenses.

 
O anúncio deste passo precede a visita que o premiê Yoshihiko Noda realizará ao outro país a partir da próxima segunda-feira. Estima-se que o tema estará em suas conversas com o presidente Barack Obama.








Fonte: Prensa Latina

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...