Minha lista de blogs

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Malvinas: Cuba apoia Argentina; Inglaterra envia destróier


Nesta quarta-feira (4), o parlamento cubano declarou sua solidariedade com a Argentina no caso da disputa que o país sul-americano trava com a Inglaterra pela soberania das Ilhas Malvinas e reiterou a “convicção de que seguramente elas são e seguirão sendo argentinas”. Neste mesmo dia, o destróier HMS Dauntless, um dos navios de guerra mais modernos do Reino Unido, zarpou do porto inglês de Portmouth rumo ao Atlântico Sul.

A Comissão de Relações Internacionais da Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba (parlamento) acrescentou que “adere” a Declaração da Mesa Diretora do Parlamento Latino-Americano que “ratifica” o respaldo ao “exercício irrestrito da soberania” argentina sobre as Ilhas Malvinas, as Ilhas Georgias do Sul e Sandwich do Sul e nos espaços marítimos circundantes.

Os cubanos chamaram os “parlamentos internacionais, regionais, federais e nacionais a se pronunciarem em favor do estímulo do processo de negociações que, em conformidade com os documentos da ONU, deve ser levado a cabo para culminar com a restituição à Argentina deste legítimo direito”.

Na terça-feira (3) o governo da Venezuela manifestou sua solidariedade com o povo e governo argentinos. Um comunicado da chancelaria do país expressou o apoio incondicional ao povo argentino e governo de Cristina Kirchner pelo legítimo direito que têm sobre este conjunto de ilhas. E reitera que não permitirá uma nova agressão colonialista, tampouco aceitará a intimidação com medidas unilaterais que se encontram à margem da legalidade internacional.

Destróier

O HMS Dauntless está equipado com um avançado sistema de navegação que o torna praticamente invisível aos radares. Ele substituirá o navio britânico HMS Montrose e levará aproximadamente um mês para chegar ao Atlântico Sul, deve fazer escala em alguns países do oeste e do sul da África antes de chegar às águas próximas das Malvinas, onde permanecerá seis meses, segundo informou o Ministério da Defesa britânico.

O desdobramento do destróier causou mal-estar no governo argentino, que disse que o Reino Unido militarizaria o Atlântico Sul e ontem voltou a acusar Londres de "colonialismo". Após o anúncio de que o destróier seria enviado à região, o governo argentino apresentou uma queixa formal perante a ONU para denunciar o que considera a militarização da área das Malvinas.

Já o Reino Unido insiste que o envio da embarcação não representa uma militarização do Atlântico Sul, mas uma operação de "rotina" que faz parte da contínua presença britânica na região.




Fonte:
Vermelho

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...