Minha lista de blogs

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Debate - Noam Chomsky e Michel Foucault


Vale a pena ver de novo!

Ocorrido na Escola Superior de Tecnologia de Eindhoven (Países-Baixos), em novembro de 1971.

Um debate muito interessante sobre sociedade, natureza e a criatividade humana, sobre as istituiçoes (escolas, universidades, governos e exercitos) que servem como instrumento para as elites que, utilizando-as, conseguem manter o poder em suas maos.

Duas grandes mentes que mereceriam programas diarios em rede nacional de TV. Mas obviamente o futebol, mulheres semi-nuas e programas de distraçao de massa sao muito mais funcionais para a alienaçao popular. Divertimento para o povo que, paradoxalmente, no mesmo tempo em que o diverte, perpetua o seu proprio penar.

Avram Noam Chomsky (Filadélfia, 7 de dezembro de 1928) é um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Além da sua investigação e ensino no âmbito da linguística, Chomsky é também conhecido pelas suas posições políticas de esquerda e pela sua crítica da política externa dos Estados Unidos. Chomsky descreve-se como um socialista libertário, havendo quem o associe ao anarcossindicalismo.

Paul Michel Foucault foi um importante filósofo e professor da cátedra de História dos Sistemas de Pensamento no Collège de France desde 1970 a 1984. Todo o seu trabalho foi desenvolvido em uma arqueologia do saber filosófico, da experiência literária e da análise do discurso. Seu trabalho também se concentrou sobre a relação entre poder e governamentalidade, e das práticas de subjetivação.

Parte 1


Parte 2

Um comentário:

Anônimo disse...

Burgos, vi os dois vídeos e considerando a data em que as opiniões foram proferidas, de lá para cá nada mudou, o discurso é o mesmo e Noam Chonsky envelheceu. acho que estes intelectuais só ficam a "vender terreno no céu", pois nada de prático se aproveita desta verborragia e paralogia. Qualquer coisa que se diga a mais sobre estes sujeitos nada acrescenta para a felicidade humana, que me desculpe quem gosta de Noam Chomsky, mas as suas idéias em nada contribuem para o esclarecimento dos verdadeiros problemas do mundo, já que busca resolver só os efeitos.

Saudações

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...