Minha lista de blogs

quarta-feira, 28 de março de 2012

Líder de golpe de Estado no Mali foi treinado pelos EUA



O capitão Amadou Sanogo, líder do golpe de Estado perpetrado no Mali contra o presidente Amadou Toumai Touré, recebeu treinamento nos Estados Unidos "em diversas ocasiões", incluindo aulas báscias sobre comando de soldados, de acordo com um oficial do Departamento de Defesa norte-americano, em entrevista ao The Washington Post.

Concretamente, Sanogo participou do Programa Internacional de Educação e Treinamento Militar, uma iniciativa financiada pelo Departamento de Estado para militares estrangeiros selecionados por membros de embaixadas norte-americanas ao redor do mundo, conforme informou o oficial Patrick Barnes, integrante do AFRICOM (Comando dos Estados Unidos para África), que não deu mais detalhes.


O AFRICOM planejava para o mês passado uma simulação militar em grande escala no Mali, cancelado pelo perigo representado pelos insurgentes tuaregs no Norte do país, que se aproveitaram do golpe para avançar suas posições.


Sanogo, presidente do recém criado CNRDE (Comitê Nacional para a Restauração da Democracia e do Estado), se reuniu com várias personalidades da sociedade civil horas depois do anúncio do golpe pela mídia local.


Um dos primeiros partidos políticos a expressar apoio ao novo regime foi o SADI (Solidaridade Africana para a Democracia e a Independência (SADI), cujo líder, Oumar Mariko (candidato à Presidência que sofreu uma tentativa de assassinato), confirmou a adesão.


Os golpistas -- todos são jovens oficiais -- não não muito conhecidos no Mali e não ocupavam postos importantes no comando militar. "Não queremos nos eternizar. Atuamos para salvar o país e prometemos ao povo malinês que restituiremos no poder um Governo eleito.




Fonte: Opera Mundi
Imagem: Google

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...