Minha lista de blogs

sábado, 17 de março de 2012

Não toleraremos mais a ingerência dos EUA, diz presidente afegão

O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, mostrou-se indignado nesta sexta-feira (16) com a reação dos Estados Unidos frente ao ataque cometido por um militar americano contra civis no país no último domingo (11). Na ocasião, o norte-americano matou 16 pessoas e deixou 6 gravemente feridas, incluindo mulheres e crianças.

Nesta sexta, o presidente afegão visitou as famílias das vítimas e afirmou haver diferenças nos relatos dos moradores em relação ao que os EUA dizem a respeito do massacre.

Segundo Karzai, os familiares garantem que o militar não poderia ter cometido os crimes sozinhos. Durante o encontro, Karzai citou a história de um dos afegãos presentes para mostrar que ainda havia dúvidas em relação à sequência dos fatos.

“Na família dele, as pessoas foram mortas em quatro quartos. Crianças e mulheres foram mortas. Depois, todos foram trazidos para um único quarto e então colocaram fogo nos corpos. Isso, um homem sozinho não consegue fazer”, denunciou o presidente.

O presidente disse ainda que designou uma comissão para investigar o caso, mas novamente acusou os EUA de não forneceram informações a respeito do ataque. O presidente cobrou também uma reação dos norte-americanos para que o país retire suas tropas da zona rural.
Segundo ele, o trabalho das tropas estrangeiras nesses locais não é necessário.

“Ontem [nesta quinta-feira] (15), eu disse claramente que os americanos deveriam deixar nossas aldeias. Hoje, o [Barack] Obama me ligou e perguntou a respeito disso. Eu novamente repeti que os queria fora [da zona rural]”, afirmou o presidente durante um pronunciamento. A Casa Branca confirmou que os dois presidentes, de fato, conversaram.

Karzai foi enfático ao declarar que não irá tolerar esse tipo de ação do exército norte-americano. Em conversa com o secretário de Defesa dos EUA, Leon Panetta, Karzai afirmou que as tropas do país irão assumir a segurança nacional em 2013. O prazo antes anunciado pelos americanos para a retirada das tropas do país era de 2014.

“Isso vem acontecendo há muito tempo. Vocês me ouviram anteriormente. A minha paciência já está terminando. Esse tipo de atividade, esse comportamento não pode ser tolerado. Já passou do tempo”, criticou o presidente afegão. Os EUA ainda não responderam às declarações de Karzai.

Conflito

Este é um dos momentos recentes de maior tensão nas relações entre EUA e Afeganistão. Semanas antes do ataque próximo a Kandahar, um grupo de soldados norte-americanos queimou dezenas de exemplares do Alcorão, gerando revoltas em todo o país.

A ONU estima que quase 12 mil civis e cerca de 1.800 soldados norte-americanos já tenham morrido durante a atuação dos EUA no Afeganistão, que já dura mais de dez anos. Os bombardeios no Afeganistão tiveram início menos de um mês depois dos atentados de 11 de setembro de 2001, tendo como justificativa o combate ao terrorismo e a eliminação da rede Al Qaeda.


Fonte: Òpera Mundi

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...