Minha lista de blogs

domingo, 18 de março de 2012

'O negro'



Por Rosa Montero

Tradução Adital

Estamos no restaurante estudantil de uma universidade alemã. Uma aluna loura pega sua bandeja e senta-se em uma mesa. Então, percebe que esqueceu os talheres; levanta-se para pegá-los. Ao regressar, descobre com espanto que um rapaz negro, provavelmente subsaariano devido ao seu aspecto, sentou-se em seu lugar e está comendo de sua bandeja.

Sua reação imediata é de desconcerto; sente-se agredida. Porém, em seguida, corrige seu pensamento e supõe que o africano não está acostumado ao sentido da propriedade privada e da intimidade do europeu; ou, inclusive, quem sabe não tenha dinheiro suficiente para pagar a comida, mesmo sendo tão barata para o elevado padrão de vida de nossos ricos países. De modo que a garota decide sentar-se frente ao rapaz e lhe sorri, amistosamente. O rapaz responde com outro sorriso branco. Em seguida, a alemã começa a comer da bandeja, tentando aparentar a maior naturalidade e partilhando-a com rara generosidade e cortesia com o rapaz negro. E assim, ele come a salada; ela prova a sopa; ambos comem alternadamente da mesma porção de carne refogada até acabá-la; ele saboreia o iogurte e ela a fruta...

Tudo isso entre múltiplos sorrisos educados, tímidos por parte do rapaz, suavemente alentadoras e compreensivas por parte dela. Acabado o almoço, a alemã se levanta em busca de um café. E, então, descobre na mesa vizinha por detrás dela, seu próprio casaco colocado sobre o espaldar de uma cadeira e uma bandeja de comida intocada.

Dedico essa história deliciosa, que, além de tudo é autêntica, a todos aqueles espanhois que, no fundo, têm receio e/ou suspeitam dos migrantes e os consideram indivíduos inferiores. A todas essas pessoas que, mesmo bem intencionadas, os observam com condescendência e paternalismo. Será melhor que nos livremos dos preconceitos..., ou corremos o risco de passar o mesmo ridículo que a pobre alemã, que acredita ser o cúmulo da civilização, enquanto o africano, ele, sim, imensamente educado, deixou-a comer em sua bandeja enquanto, talvez, pensava: "Que loucos estão os europeus!”.


[Original em espanhol, publicado em El País].


Fonte: Adital

Imagem: Google

4 comentários:

RAMIRO ANDRADE - O PROVOCADOR disse...

Caro Amigo Burgos

Vou comentar outro post que publicou aá aluns dias:

http://burgos4patas.blogspot.pt/2012/03/5-milhoes-de-estudantes-terao-aula-em.html

Quando ainda era estudante de engenharia, fiz um estágio numa empresa chamada " Carioca Engenharia " em 1985.

Trabalhei no projecto dos CIEP´s, do governo de Leonel Brizola ,e de um grande homem chamado DARCY RIBEIRO, que criou o projecto CIEP´S.

Trabalhei na fabrica de pré-fabricados de são joão de meriti, no rio de janeiro.
Lá se faziam os pilares e lajes destas magníficas obras.

Passados mais de 36 anos, de uma excelente ideia que morreu pelas maõs assassinas dos politicos corruptos ápós DARCY RIBEIRO, vejo que querem retomar esta maravilhosa ideia de escola integral.

No entanto já se perderam mais de uma geração de crianças, que agora são homens e mulheres, que agora uma grande maioria são marginais.

PERDEU-SE MAIS DE UMA GERAÇÃO ( uma geração são 25 anos ), estas crianças seriam hoje, possivelmente adultos responsáveis, com educação e valores de civismo e ética, que tanto fazem falta ao Brasil.

No entanto, vive-se no Brasil o momento dos corruptos, e isto influencia a maneira de ser dos Brasileiros como um povo.

O oba/oba permanente, a falta de honestidade, a imbecilidade, os roubos, a incivilidade, são considerados normais, MAS NÃO É NORMAL ESTAS ATITUDES Burgos.

PERDEU-SE MAIS DE UMA GERAÇÃO.

Oxalá que realmente façam a escola integral para as crianças, com :

- EDUACAÇÃO
- ALIMENTAÇÃO
- SAÚDE COM MEDICO PERMANENTE NA ESCOLA
- EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA ( OBRIGATÓRIA )
- DESPORTO

Tudo isto existia nos CIEP´S, e foi deixado ao abandono, por mesquinhez politica.

Caro Burgos, a educação é uma meta que leva pelo menos 50 anos a dar resultados.

Não se pode interronper a cada 4 anos dos gorvernos, quando mudam as moscas !!!!!!

Não acredito que o Brasil vai mudar o principal de sua caracteristica ( O OBA / OBA ), isto não chega, não chega, só com educação contínua poderão mudar algo de fundo , da alma dos brasileiros.

Estas minhas palavras tambem se aplicam a Portugal.

Um abraço Burgos, achei que deveria comentar este seu post sobre educação no Brasil.

Um abraço amigo.

Ramiro Lopes Andrade

Bruno António disse...

Excelente historia, muito bom, fui surpreendido no final!!! Adora boas histórias: ) Obrigado Burgos.

Fada do bosque disse...

Olá Burgos,

Esta sim, uma história real que é uma grande lição de vida. fiquei bastante surprendida com o final!
Obrigada.
Um beijinho.

BURGOS disse...

Bruno e Fada

Me deparei com esta história e achei maravilhosa, eu também me surpreendi com o final.
Que bom que gostaram.


Um grande abraço meus amigos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...